Menu Fechar

ButanVac pode ser testado em voluntários ainda esse mês

Após 2 meses de conversa, a Anvisa libera o início dos testes da nova vacina ButanVac em voluntários.

A tecnologia da vacina do Instituto Butantan é a mesma da vacina da gripe, desenvolvidos a partir de ovos inoculados com o vírus inativado.

Os primeiros testes em humanos devem começar ainda esse mês em Ribeirão Preto. Antes mesmos dos testes clínicos serem liberados pela Anvisa em voluntários, o Instituto Butantan já estava produzindo a matéria prima da ButanVac que não vai precisar de ingrediente ativo importado.

Serão 18 milhões de doses produzidas pelas 2 granjas que trabalham para o Instituto Butantan e cada ovo consegue se obter duas doses da vacina.

Veja como será feito os testes:

Fases 1 e 2
– Ambas fases serão feitas ao mesmo tempo com intuito de verificar a segurança e a resposta imune e serão dividias em Etapas A, B e C.

Na Etapa A
– Serão 400 voluntários: 200 receberão placebo e os outros 200 doses de 1ml, 3ml e 10ml;
Na Etapa B
– aumenta o número de voluntários. Serão testados diferentes intervalos entre as doses: 14, 21, 28 dias, 1 ou 3 meses. Também será testado a eficácia contra outras variantes;
Na Etapa C
– Os pesquisadores vão selecionar o modelo que teve melhor resposta e testar num grupo maior que poderá chegar a 6 mil voluntários.

Assim que a ButanVac receber a autorização oficial da Anvisa o Butantan vai submeter os testes à Comissão de Ética e Pesquisa que deve demorar até 7 dias para liberar o estudo.

#vacinaja #vacinasim #butantan #butanvac #testes #voluntarios

Outros Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *