Saúde da mulher: a importância do acompanhamento médico

Essencial na vida da mulher, o acompanhamento médico nas diversas fases da vida orienta os cuidados com alimentação, a atividade física, o cumprimento do calendário vacinal, os exames de rotina e complementares, prevendo doenças e garantindo melhor qualidade de vida.

É na adolescência que é iniciado o contato com o ginecologista, clínico da mulher, que vai acompanhá-la sempre. É quando são dadas orientações sobre uso de métodos contraceptivos, camisinha e outras formas de se evitar IST’s (infecções sexualmente transmissíveis).

Dos 20 aos 45 anos são realizados exames clínicos de rastreamento (sorologias, exame das mamas, Papanicolau, dosagem de TSH e testes de doenças infecciosas sérias em caso de gestação, entre outros).

A partir dos 45 anos, ocorre a menopausa. Além da mamografia, densitometria óssea, do Papanicolau e ultrassom vaginal, são feitos regularmente exames de hemoglobina glicada e teste de tolerância à glicose. Cuidados com vitamina D e lípides também se tornam importantes.

Ou seja, para cada fase da vida, novos cuidados são somados à agenda. Adote hábitos saudáveis, cuide da saúde mental, cultive a autoestima, reserve um tempo para si mesma e visite regularmente seu médico. Olhe para si com mais amor. Sua saúde agradece.

Ainda não há comentários para esta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *