Equilíbrio psicológico para uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono depende de tranquilidade e calma. Para ajudar cada indivíduo a conquistar um padrão de sono satisfatório, a Absono (Associação Brasileira do Sono) lançou uma cartilha sobre o tema.

Segundo estudos divulgados pela associação, sobrecarga de atividades, conflitos interpessoais, complicações com a saúde pessoal ou de familiares e problemas financeiros são alguns dos motivos que podem desafiar o sistema emocional, promovendo estresse, deflagrando alterações fisiológicas e comportamentais, que por sua vez podem dificultar o sono.

O equilíbrio psicológico está diretamente dependente de uma atitude aberta de enfrentamento das situações adversas para que, assim, as possibilidades de soluções sejam viabilizadas, sem resistência, defesa ou desesperança. O nome desse processo é resiliência.

Um sono de má qualidade ou curto pode diminuir pela metade a resposta imunológica à vacinação, prejudicar o controle da glicemia, interromper a regulação do apetite, provocar alterações de humor e prejuízo cognitivo. Também aumenta o risco de acidentes e de doenças (obesidade, diabetes tipo II e doenças cardiovasculares).

Ainda não há comentários para esta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *